DICAS PARA ALIVIAR A DOR NA ATM

5 de agosto de 2010 at 2:13 AM 65 comentários

Existem alguns procedimentos que nós mesmos podemos fazer para aliviar as dores em função da disfunção temporo-mandibular (DTM).

Nossa primeira dica é sugerir que ele consulte um especialista para descartar doenças ou problemas que possam imitar ou expressar sintomas semelhantes aos das DTM. Caso seja confirmado o problema, é necessário iniciar um tratamento específico, pois não existe tratamento mágico para resolver a causa desta dor. Mas num momento de desesperada busca pelo alívio dos sintomas, recomendamos os seguintes procedimentos:

  • Calor úmido: O calor reduz a inflamação e melhora a função. Use uma bolsa ou uma garrafa de água quente ou uma toalha morna embrulhada ao redor do rosto, com cuidado para não se queimar.
  • Gelo: O gelo tem o mesmo efeito que o calor e também aumenta o fluxo de sangue, promovendo o relaxamento muscular. Se você for usar uma bolsa de gelo, embrulhe-a em um pano e coloque-a no rosto, por no máximo 10 minutos para não danificar sua pele.
  • Dieta macia: As comidas brandas temporariamente podem ajudar ao permitir que a mandíbula e músculos circunvizinhos descansem. Evite especialmente comidas duras, crocantes ou trituráveis, que possam traumatizar a articulação ou que lhe exijam abrir a boca amplamente, como uma maçã ou uma espiga de milho. Não mastigue chicletes.
  • Analgésicos: Confira com seu médico ou dentista antes de tomar qualquer tipo de medicamento;
  • Exercícios mandibulares: Exercitar a mandíbula, abrir e fechar lentamente sua boca, mover a mandíbula para os lados; isto, às vezes, melhora a mobilidade. Exercícios que causam um aumento da dor ou da deficiência devem ser descontinuados.
  • Técnicas de relaxamento: Há evidências de que técnicas de relaxamento diminuem o sofrimento em casos de dor crônica. Respire lenta e profundamente, enrijeça e relaxe seus músculos alternadamente. A ioga, a meditação ou a hipnose são úteis para algumas pessoas.

Se você foi diagnosticado com DTM, procure as opções de tratamento com um profissional especializado. Na OCCE, você pode contar com um canal aberto para pedir orientações, se informar e aliviar os momentos de dores.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre a DTM faça um comentário neste post ou envie um e-mail para: marcelo@occe.com.br
Se preferir entre em contato com a Equipe da OCCE e fale diretamente com um de nossos profissionais.

Logo-OCCE-cor-[txt-acima]OCCE – Odontologia Clínica,
Cirúrgica e Estética
Seu sorriso nossa especialidade
www.occe.wordpress.com

UNIDADE MOEMA
Tel.: (11) 2579-8191 | Nextel.: (11) 7739-7184
Av. Iraí, 79 – Conj. 125A
Estacionamento gratuito por 1 hora com manobrista e seguro (horário comercial)

UNIDADE JD MARAJOARA
Tel.: (11) 5686-8242 | Nextel.: (11) 7739-7184
Rua Sócrates, 460
Estacionamento em frente.

About these ads

Entry filed under: DICAS. Tags: , , , , , .

ENTREGA DOS KITS NA CRECHE SANTA TEREZA DE JESUS ORIENTAÇÕES PARA CLAREAMENTO DENTAL

65 Comentários Add your own

  • 1. Durval Luz  |  13 de setembro de 2010 às 12:49 AM

    Obrigado pelas dicas, mas poderiam colocar mais exercícios para atm.

    mesmo assim, obrigado..

    Resposta
    • 2. OCCE  |  13 de setembro de 2010 às 11:34 AM

      Bom dia Durval, tudo bem?

      Obrigado pelo contato. Aprimoraremos as dicas! Ficamos felizes em saber que ajudamos alguém! Espero que tenha resolvido seu problema, ou ao menos amenizado! De qualquer forma, é muito importante que procure orientações de um profissional para que seja identificado a origem da dor!

      Qualquer dúvida entre em contato.

      Atenciosamente

      Dr. Marcelo Fugimoto (Ortodontia e Periodontia)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Rua Tuim, 888 | Moema
      Fone: 11 5096-4125 | 9492-1199
      Site: http://www.occe.com.br
      Blog: http://occe.wordpress.com
      E-mail: marcelo@occe.com.br
      Pronto Socorro Odontológico das 8 às 22h todos os dias (inclusive aos sábados, domingos e feriados)

      Resposta
  • 3. RUI  |  9 de julho de 2011 às 11:50 PM

    DR TENHO DTM ALGUNS MEDICOS BUCO MAXILO DISSERAM QUE COM APARELHO RESOLVO MEU PROBLEMA SENDO QUE SO TINHA UMA PANORAMICA SEM TER NEM UMA RESSONANCIA ACREDITO SER MAIS FACIL VISUALIZAÇAO SERA QUE ISSO RESOLVE MEU PROBLEMA POIS ESTOU COM A PLACA FAZ TRES MESES TENHO ALGUNA PICOS DE DOR AINDA

    Resposta
    • 4. OCCE  |  30 de julho de 2011 às 11:15 PM

      Boa noite Rui, obrigado pelo contato.

      Geralmente, a DTM é multifatorial, ou seja, não é causado somente por um fator. Precisa ser investigado para descobrir qual é a origem da dor; se tem origem dentária, postural, emocional. Má posição dentária, posição da cabeça projetada para frente, estresse são na maioria das vezes, causadores de DTM. Aconselharia a procurar um especialista em DTM.

      Espero ter orientado e esclarecido suas dúvidas. Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto
      CROSP 67353

      Resposta
  • 5. VIVIANE OLIVEIRA  |  2 de outubro de 2011 às 12:40 AM

    OLA BOA NOITE BEM EU SOFRO A MUITOS ANOS COM ATM E JA USO A PLACA A 3 ANOS E 3 VEZES NA SEMANA TENHO CRISE MUITO FORTE ESTOU SEM MAIS ESPERANÇAS O QUE FAÇO ….OBRIGADDA MEU NOME VIVIANE VILA VELHA ES

    Resposta
    • 6. OCCE  |  6 de outubro de 2011 às 6:55 PM

      Boa tarde Viviane, obrigado pelo contato.

      Bem, a placa miorrelaxante é um recurso temporário e paliativo. Precisaria investigar qual é a origem da dor na ATM… alguns fatores podem contribuir para o aumento da dor; má posição dentária, má postura, apertamento dos dentes, bruxismo. Sendo assim, a dor da ATM geralmente é um problema multidisciplinar, ou seja, tem que fazer avaliação com o Ortodontista (posição dentária), Ortopedista (para ver se o problema é postural), estresse agrava o bruxismo e apertamento dos dentes.

      Precisa fazer a avaliação e tratar da dor para que esta não se torne uma dor patológica (para que não haja desgaste da articulação).

      Espero tê-la orientado da melhor forma possível. Qualquer dúvida, entre em contato. Será um maior prazer ajudar.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto
      CROSP 67.353
      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      5096-4125
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      5686-8242
      Pronto socorro odontológico das 8 às 22h todos os dias – Unidade Moema
      9492-1199

      Resposta
  • 7. jeise martins  |  11 de outubro de 2011 às 9:27 PM

    ola boa tarde meu maxilar estala muito e sinto muitas dores no lado esquerdo eu ja vinha percebido os estalos mais nunca as dores agora vieram com tudo. oque devo fazer?

    Resposta
    • 8. OCCE  |  13 de outubro de 2011 às 1:36 AM

      Boa noite Jeise, obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, os estalos e os “ruídos de areia” são os primeiros sinais de que a ATM (articulação temporo mandibular) não está com sua função normal. O ideal seria pedir orientação ao seu dentista e fazer uma avaliação para descobrir a provável origem da dor. Posso citar algumas delas: mal posicionamento dentário (mordida incorreta), má postura (tensionamento dos músculos do pescoço e nuca), estresse (leva ao apertamento ou ranger dos dentes).

      Espero tê-la orientado da melhor maneira. Qualquer dúvida, entre em contato.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto
      CROSP 67353
      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema
      Av. Iraí, 79 conj 125-A
      (11)5096-4125
      Unidade Jd Marajoara
      R. Sócrates, 460
      (11)5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8 às 22h (Unidade Moema)
      (11)9492-1199

      Resposta
  • 9. Bya  |  8 de novembro de 2011 às 11:46 PM

    Sou Beatriz e tenho 23 anos, Marcelo desde pequena sempre tive o problema de minha mandíbula ficar travando achava isso normal, mais desde julho venho sentindo cabeça muito dolorida, quando abro a boca dói tudo ,minhas veias da cabeça chegam a saltar, doe ate meu pescoço e braços,e quando prendo o cabelo ai que piora mais a dor!! preciso urgentemente passar com um especialista este problema esta afetando minha vida profissional.

    Resposta
  • 10. Nádia Aparecida dos Santos  |  1 de março de 2012 às 12:44 AM

    obrigada pelas orientações aki me passadas dr….faz tres dias que ao morder uma maça senti um estalo forte e desde então sinto o meu ouvido doer e com barulho como se estevessem cheio de agua …fora que minha orelha a cartilhagem inteirinha doi
    perdi ate o sono por causa dessa dor intensa…há uma coisa a observar aki sou usuaria de proteses totais apesar de ter apenas44anos e minhas proteses foram trocadas ha apenas uns seis meses .ate agora ainda sinto elas não confortaveis como as de antes bem vou seguir suas intruções de como aliviar essa dor e procurar um especialista odontico um forte abraço…Nádia

    Resposta
  • 11. BRUNO  |  18 de abril de 2012 às 10:04 PM

    olá, legal demais o site…bem, fiz uma ressonancia das atms e constatou pequena degeneração da atm esquerda onde sinto dor, estalos e pressão que irradia nos ouvidos, pescoço, cabeça.
    será que essa degeneração esta causando tudo isso??
    obrigado pela atenção

    Resposta
    • 12. OCCE  |  23 de abril de 2012 às 1:18 PM

      Bom dia Bruno, obrigado pelo contato. Bem, precisaria fazer outras avaliações como exame clínico, avaliação dentária (oclusão) para ver se, realmtente a dor vem da ATM. Provavelmente a dor vem da degeneração, mas nem sempre tem causa originada por um fator. Faça avaliação com ortodontista ou protesista (quem tenha noção de oclusão). Espero que tenha orientado da melhor forma possível.

      Atenciosamente

      Dr. Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      Resposta
  • 13. Renata Macedo  |  27 de abril de 2012 às 2:03 AM

    tenho atm. e sinto dores constantes, nao sei mais o que fazer. doi meu ouvido ,meu rosto fica enchado, doi encima do meu olho e ta sangrando o que devo fazer. por favor nao agunto mais essas dores.

    Resposta
    • 14. OCCE  |  10 de maio de 2012 às 2:42 AM

      Boa noite Renata, obrigado pelo contato. Bem, as informações dos sintomas que você tem estão um pouco supeficiais; se puder entrar mais em detalhes…
      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Atenciosamente

      Dr. Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      Resposta
  • 15. Luana  |  7 de maio de 2012 às 6:56 PM

    Olá, gostei das recomendações do site, foram as mesmas que o meu ortodontista me passou. Meu caso já esta bem avançado, pois tratei muitos anos os sintomas com especialistas de outras áreas, que nunca chegaram a uma conclusão. A pouco tempo descobri que minhas dores de ouvido, fortes dores na cabeça entre outros sintomas eram causados pela disfunção da ATM. Sofro muito com o bruxismo, gostaria de saber, se existem técnicas para diminuir esta mania. Muito Obrigada pela atenção.

    Resposta
    • 16. OCCE  |  10 de maio de 2012 às 2:53 AM

      Boa noite Luana, obrigado pelo contato.

      O bruxismo na maioria das vezes está relacionado a movimentos involuntários da mandíbula causados por fatores emocionais (ansiedade, estresse). Um exercício que gosto de indicar e que funciona muito bem; você pode pegar um botão, posicionar na ponta da língua e segure-o encostando no “céu da boca”, atrás dos dentes da frente de cima sem fazer força. Segure por 5 minutos e faça a todo instante que perceber que está apertando os dentes involuntariamente. Isto fará que a musculatura do rosto relaxe naturalmente. Espero que tenha resultado!
      Qualquer dúvida, estou a disposição!

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      Resposta
  • 17. Bya  |  8 de maio de 2012 às 1:17 AM

    Boa noite ….sinto dor na atm faz uns 9 meses e sinto como se cada vez que abro a boca ela estalo,e meu pescoço fica dando uns estralos parece que vai quebrar, fui em dezembro ao especialista me pediu um raio x , e me disse que estava com a mandíbula desgastada, ai me indicou uma placa para dormir e informou que teria que colocar aparelho pois meus dentes são tortos, porem estou usando a placa mais ainda sinto muita dor nos ouvidos,e uma pressão no rosto também o que devo fazer tem alguma clinica para me indicar?Me ajude por favor

    Resposta
    • 18. OCCE  |  10 de maio de 2012 às 3:02 AM

      Boa noite Beatriz, obrigado pelo contato.

      A placa miorrelaxante é indicada sempre que houver dor na ATM. Antes de instalar aparelho fixo nos dentes, devemos utilizar a placa para que haja a “desprogramação” da musculatura do rosto, ou seja, para minimizar ou eliminar o apertamento ou o bruxismo. A placa não tem indicação de uso permanemte. Assim que a dor diminuir deve-se investigar melhor para que se encontre a causa da dor. Espero te-la orientado da melhor maneira. Estou a disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      Resposta
  • 19. Bya  |  8 de junho de 2012 às 2:12 AM

    Boa noite,

    Gostaria de saber qual tratamento indicado para mandíbula desgastada ? Atm pode afetar a cabeça, por ex: convuções ou derrames?
    Aguardo resposta,

    Beatriz

    Resposta
  • 20. Eli  |  1 de agosto de 2012 às 2:57 PM

    Olá bom dia,sinto muitas dores de cabeça,dor na mandíbula,até dores no peito,estou tratando de atm,mas ainda não vejo resultado,uso placa a noite,estou tendo que tomar remédios para dor todos os dias,não sei mais o que fazer,por favor me dê uma dica,obrigada.

    Resposta
    • 21. OCCE  |  10 de setembro de 2012 às 10:48 AM

      Bom dia Lucas, obrigado pelo contato.

      A dor na região de cabeça e pescoço é difícil de ser diagnosticada. A busca pela origem da dor necessita de avaliação multidisciplinar (Dentista, Ortopedista, Cefaliatra). Se você já utiliza a placa noturna e esta foi confeccionada e ajustada de forma correta e não obteve resultado de melhora, talvez o origem não seja dentária. Procure por avaliação médica.

      Espero te-lo orientado da melhor maneira possível. Qualquer dúvida, entre em contato.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)
      OCCE Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico em Moema das 7h às 22h todos os dias.
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 22. Geisiane de Araújo Santos  |  30 de abril de 2013 às 7:45 PM

    Olá BOA TRADE !!! MEU NOME É GEISIANE E E SOFRO DE ATM ,GOSTARIA DE SABER ,SER O APARELHO FIXO AMENIZAR A DOR QUE SENTIMOS ,NÃO AGUENTO MAIS TANTA DOR ,E EU NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UM ESPECIALISTA E MINHA ÚNICA OPÇÃO É COLOCAR O APARELHO .

    Resposta
    • 23. OCCE  |  1 de maio de 2013 às 11:21 AM

      Bom dia Geisiane, obrigado pelo contato.

      O tratamento com aparelho fixo pode amenizar ou eliminar a dor na ATM caso a origem desta dor seja pelo mal posicionamento dos dentes.

      É necessário fazer uma avaliação com seu dentista para descobrir qual é a origem da dor que, nem sempre está relacionado com “dentes tortos” (dentes mal posicionados). A dor pode ter causa emocional (apertamento ou bruxismo), postural, hábitos,…

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (Ortodontista e Periodontista)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 24. rejane  |  2 de maio de 2013 às 11:53 PM

    olá boa noite meu nome rejane sofro tanbem atm tenho muita dor no rosto e dores de cabeça uso placa mas ten dia que da despero

    Resposta
    • 25. OCCE  |  9 de maio de 2013 às 8:04 PM

      Boa tarde Rejane, obrigado pelo contato.

      O caminho a seguir seria procurar um dentista para avaliar qual é a provável origem da sua dor. Dependendo da suspeita desta origem (dentária, postural, emocional), ele encaminhará para o especialista (Ortodontista, Especialista em DTM/DOF, Fisioterapeuta).

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (Ortodontista e Periodontista)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 26. Tamires  |  9 de maio de 2013 às 6:43 AM

    Oi, estou com uma dor no lado direito da mandíbula, qnd abro dói muito e estala a articulação. Tenho bruxismo desde criança por causa da depressão, uns 20 anos direto rangendo dente, tenho 25 anos, e só começou a doer agora…fui na ortodontista mas ela nao me receitou remédio nenhum pra aliviar a dor. Vocês poderiam me indicar algo que alivie essa dor? Vou fazer o raio x mas enquanto nao faço gostaria de aliviar esse incomodo…Obrigada, Tamires!

    Resposta
    • 27. OCCE  |  9 de maio de 2013 às 7:54 PM

      Boa tarde Tamires, obrigado pelo contato.

      O estalo e a dor são os primeiros sinais de um possível desenvolvimento de DTM (Disfunção Temporomandibular). Como você vai fazer uma radiografia, seria interessante que fizesse ao menos a radiografia panorâmica. Não é o exame mais específico, porém ajudará o dentista ver se há necessidade de encaminhá-la para um especialista em DTM/DOF.

      Para aliviar a dor pode tomar um analgésico, mas o correto seria pedir orientação profissional.

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (Ortodontista e Periodontista)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 28. selma sacacramento  |  31 de maio de 2013 às 2:18 AM

    Olá!
    Tenho DTM já faço um tratamento dentario e uso uma placa ao dormir.mais de vez em quando a dor aparece e ai tomou dorfex passa mais de uma semana.gostaria de saber o que deve fazer para melhora desta dor?

    At,Selma Sacramento

    Resposta
    • 29. OCCE  |  3 de junho de 2013 às 4:49 PM

      Boa tarde Selma, obrigado pelo contato.

      Pelo pouco relatado, vejo que está sob cuidado. A placa noturna tem indicação para ser utilizada apenas quando houver dor. No período em que esta dor cessar, o uso da placa deverá ser interrompida, ou seja, o uso não deve ser contínuo.

      Se você tem bruxismo (range os dentes), isto ocorre devido a algum fator (postural, emocional, posição incorreta dos dentes,…). Deve ser investigado e tratar da causa.

      Espero te-la esclarecido. Estou a disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto
      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242

      Resposta
  • 30. Lilian  |  4 de junho de 2013 às 3:56 PM

    Lilian Andrade.
    Tenho a disfunção da ATM e um cisto subcondral. Coloquei um platô e aparelho nos dente e implantei dois dentes ( primeiro molar). Mas ainda sinto muita dor de ouvido. Será que tenho que tirar esse cisto. Esse cisto na ATM e comum? Por favor me responda estou em desespero

    Resposta
    • 31. OCCE  |  12 de junho de 2013 às 7:42 PM

      Boa tarde Lilian, obrigado pelo contato.

      Lilian, sou periodontista e ortodontista. Pelo contato entre os pacientes que me procuram com dor na ATM, o cisto subcondral não é comum.

      Aconselharia a especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e DOF (dor orofacial) para que possa investigar a necessidade ou não da remoção do cisto.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 7h às 22h
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 32. rosilene  |  21 de junho de 2013 às 9:23 AM

    a 3 meses meu esposo esta sentindo uma dor mt fort do lad esquerdo do rosto,ao mastigar e agora esta o incomodando mt quando esta conversando ,fazendo o tratamento mas a dor não alivia nada ,ele já ta ficando mt desesperado ,por favor nus ajud não sei mais o que fazer coitado não ta conseguindo nen comer me da uma luz….espero anciosa,,,,

    Resposta
    • 33. OCCE  |  25 de junho de 2013 às 12:45 PM

      Bom dia Rosilene, obrigado pelo contato.

      Oriento a procurar um dentista clínico geral para fazer avaliação e, verificar se esta dor não tem origem de problema em dente com necessidade de tratamento de canal (devido a dor forte). Caso a avaliação descarte dentes com cárie, problema de canal, o passo seguinte seria fazer uma avaliação ortodôntica (necessidade de tratamento com aparelho fixo), pois este profissional está capacitado para avaliar qual a possível origem desta dor (dentes tortos, problema na ATM).

      Estou à disposição para quaisquer dúvidas.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h em Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
      • 34. rosilene  |  11 de julho de 2013 às 1:03 AM

        OBRIGADA DR MACELO PELA ORIENTACAO ,E QUE DEUS ABENCOE MT VC E SUA FAMILIA ,ESTAMOS FAZENDO OS TRATAMENTOS NECESSARIO E TENHO CERTEZA ,QUE ELE VAI MELHORAR…ATENCIOSAMENT ….ROSILENE…

      • 35. rosilene  |  11 de julho de 2013 às 1:16 AM

        DR MARCELO ,OBRIGADA PELA ORIENTACAO,ESTAMOS FAZENDO O TRATAMENTO NECESSARIO E SE DEUS QUIZER ELE VAI MELHORAR,EMBORA ELE AINDA TA SENTINDO MT DOR MAS CONFIO EN DEU QUE TUD VAI DAR CERTO ,AGRADESCO DE CORACAO,,,QUE DEUS ABENCOE VC E SEUS FAMILHARES….

  • 36. Reginaldo Pompeu dos Santos  |  22 de junho de 2013 às 8:30 AM

    Minha esposa tem problema da ATM está com muita dores nas ultimas semanas, ela já fez uma cirurgia colocando placas nas articulações. No primeiro momento houve um alivio nas crises porém de um tempo para cá as frequências das crise aumentaram eo período que duram também. Gostaria de alguma orientação pois já não sei o que eu faço para pode ajuda-la.

    Resposta
    • 37. OCCE  |  25 de junho de 2013 às 12:54 PM

      Bom dia Reginaldo, obrigado pelo contato.

      Pelo que vejo sua esposa já tem orientação de um especialista em DTM/DOF (disfunção temporomandibular/ dor orofacial). Marque um retorno com este profissional, pois a partir do momento que houve um procedimento cirúrgico para eliminar dores na ATM, esta cirurgia deve ter um acompanhamento frequente.

      Disponho-me para quaisquer esclarecimentos.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h em Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 38. fausta  |  30 de junho de 2013 às 2:51 PM

    meu avo n tem tdos os dentes, mesmo assim é possível fzr uma placa?

    Resposta
  • 39. fausta  |  30 de junho de 2013 às 3:02 PM

    meu avo tem 88 anos, é hipertenso, faz tratamento p diabetes e tem leucopenia, e perdeu sua mulher a 1 ano, desencadeou bruxismo tanto a noite quanto de dia, e ta sofrendo muito c dores na mandíbula, mesmo sabendo q o ranger dos dentes piora as dores ele n consegue evitar, ja procuramos ajuda medica mas n resolveu mta coisa( o medico passou rivotril- 2 gotas 3 vezes ao dia- p ele relaxar a musculatura e conseguir dormir), mesmo assim n melhora. o dentista disse q ele n podia fzr uma placa pois n possui tdos os dentes é verdade? como podemos então resolver o problema?

    Resposta
    • 40. OCCE  |  1 de julho de 2013 às 7:17 PM

      Boa tarde Fausta, obrigado pelo contato.

      Caso ele tenha perdido apenas a minoria dos dentes e, se a ausência destes não afetar a estabilidade da placa, e possível ser feito.

      Estou à disposição.

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h em Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 41. Jackson Fernandes  |  18 de julho de 2013 às 12:09 AM

    Olá, eu sou locutor de rádio e faz uns três meses que estou sentindo dificuldades de falar e mastigar normalmente, sinto dores na mandíbula e sinto meu lado direito dos dentes torto. Quando falo ou como estou sempre mordendo o lábio inferior, logo a mastigação não está se encaixando. Dr., o que posso fazer? E o que pode ser isso? Um aparelho ortodôntico resolve? Eu sei que tenho um dente da frente que está saindo, será esse o problema? Agradeço.

    Resposta
  • 42. glauber  |  12 de setembro de 2013 às 10:27 PM

    ola doutor, sinto uma dor insuportavel na atm lado esquerdo a 3 anos e meio, a cada dia vai aumentando, ja fiz dois tratamento com placas, uma de silicone e outra de acrilico, ja fui 2 vezes em um bucomaxilo, fiz ressonancia, tomografia, ultrasom e me dizem que so tenho uma pequena alteracao na articulacao esquerda, mas nunca um diagnostico preciso, fui em um otorrino pois estou com um caroço em cima da dor(segundo o medico é um linfonodo inflamado grande)mas que segundo ele nao prejudica. Em tese doutor nao sei o que fazer, se vou pra fora de minha cidade (imperatriz-ma) me consultar com um especialista(tem que ser bom mesmo), porque sinto muita dor mesmo, comecei a usar aparelho por 4 meses pois meus dentes nao estao bem posicionados e tenho a falta de um dente de baixo no lado da dor, mas creio que tenho que tratar essa dor primeiro (de fato pode estar relacionado). Peço sua ajuda doutor porque nao aguento mais de tanta dor. Obrigado desde ja.

    Resposta
    • 43. OCCE  |  19 de setembro de 2013 às 2:53 AM

      Boa noite Glauber, obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, observando todas as providências realizadas, digo que é o caminho que a maioria passa.
      Em relação ao uso de placa miorrelaxante a mais indicada é a placa rígida em resina acrílica. A placa de silicone por ser “macia”, proporciona uma sensação agradável ao morde-la piorando a situação de dor.
      Caso a origem da dor seja o mal posicionamento dos dentes, o tratamento ortodôntico será efetivo, porém, deve-se eliminar a dor com o uso da placa miorrelaxante antes de iniciar o tratamento ortodôntico.

      Espero te-lo orientado da melhor maneira possível. Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h em Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 44. Solange  |  18 de setembro de 2013 às 1:08 AM

    Olá. Comendo uma maçã ha uns 15 dias, senti muita dor no rosto, fui ao ortodentista, ele disse q era ATM também disse que era o deslocamento do disco.Mais não passou remédios,pra aliviar a dor. Meu queixo esta com desnivel pra fechar, e quando abre, ele fica torto, puxando pro lado que esta doendo. Fui ao Buco maxilo, que me receitou antiinflamatórios, e também, me pediu um rx panorâmica, e depois encaminhou pro ortodentista. Mais quando parei de tomar, os remédios voltei a sentir muita dor, e meu rosto voltou a inchar novamente. E também fiquei com o lado oposto a dor anestesiado, e com formigamento. O ortodentista não sabe o que fazer, e eu resolvi por conta própria voltar a tomar o antiinflamatório e o relaxante muscular, mais ainda sinto um pouco de dor ao tocar. Ainda tenho dor no pescoço que se estende pro ombro e além disso há 2 dias estou sentindo muita dor nos dente inferiores da frente, e mesmo com os remédios, não esta passando. Não sei mais o que fazer.

    Resposta
    • 45. OCCE  |  19 de setembro de 2013 às 3:01 AM

      Boa noite Solange, obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato tudo leva a crer que houve realmente um deslocamento de disco sem redução. O disco sai do lugar ao abrir a boca junto com a cabeça da mandíbula e, ao fechar, não volta.
      Os medicamentos citados irão aliviar a dor, porém aconselharia a procurar orientação de um especialista em DTM/DOF (Disfunção temporomandibular/ Dor orofacial).

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h em Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 46. Sandr Silva  |  29 de outubro de 2013 às 2:57 PM

    Bom dia doutor!

    Desde pequena sofro com dores no ouvido, procurei varios medicos e todos diseram que nao tenho nada, ha sete meses atras uma dentista me disse o que poderia ocasionar essas dores , pois sinto muita dor no ouvido, tonturas, enjoos, travamento da mandibula. Prcurei um especialista na area estou fazendo o tratamento, usei por 6 meses a placa miorelaxante na parte superior a noite e em seguid fiquei com a placa e o aparelho ortodontico na parte inferior. Atualmente estou com o aparelho ortodontico, porem tive novamente uma crise ao colocar o aparelho na parte inferior, passei o mes todo sentindo muita dor. Entao a dentista resolveu colocar uma outra placa auxiliar que fica entre o ceu da boca, lingua e o dente. Mesmo assim continuo sentindo enjoos, tontura e dou proximo ao ouvido e pescoço. Diante de tanto tratamento penso em desistir de tudo , e normal sentir tanta dor?

    Resposta
    • 47. OCCE  |  30 de outubro de 2013 às 1:00 PM

      Bom dia Sandra, obrigado pelo contato.

      Quando um paciente nos procura com dores na ATM, sempre fazemos uma avaliação minuciosa e, se for o caso indicamos o uso da placa miorrelaxante. O tempo de uso pode chegar ao período de 6 meses. Quando a dor é tratada, a partir deste momento fazemos a montagem do aparelho ortodôntico.

      Se a dor na ATM tiver como causa o mal posicionamento dentário, a realização do tratamento ortodôntico tem resultado. Se a dor for de origem emocional (estresse), orientamos a prática de atividade física, tratamento com homeopatia para diminuir a ansiedade. Se a dor for causada por problema postural, indicamos a avaliação com Ortopedista ou Fisioterapeuta. Se existir relação com dor na cabeça, indicamos a avaliação com um Cefaliatra (especialista em dores na cabeça).

      Espero te-la orientado da melhor forma possível. Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE ODONTOLOGIA
      UNIDADE MOEMA:
      Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      Fone: 11-2579-8191
      Nextel: 11-7739-7184 (24horas)

      UNIDADE JD. MARAJOARA
      Rua: Sócrates, 460
      Fone: 11-5686-8242
      Nextel: 11-7739-7184 (24horas)

      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema

      Resposta
  • 48. Daleth costa  |  15 de novembro de 2013 às 11:04 AM

    Uso aparelho a 4 anos, mas nós últimos meses não tenho sido fiel as manutenções, já pedir um lado do anel e sinto/vejo que os dentes já mudaram de posição. Ultimamente tinha sentido leves dores na atm, mas nada tão sério. Mas hoje mesmo a dor já foi muito maior a ponto de me tirar o sono e me deixar desesperada atrás de qualquer tipo de relaxante muscular. É óbvio que esse problema seja causado por conta do tratamento ortodontico que não foi terminado?

    Agradecida.

    Resposta
    • 49. OCCE  |  18 de novembro de 2013 às 9:58 AM

      Bom dia Daleth, obrigado pelo contato.

      Devido a falta de manutenção e, consequentemente falta de acompanhamento pelo Ortodontista não tem como afirmar se suas dores na ATM ocorrem devido a ausência de manutenção e se houve movimentação dentária. Tenho como orientação o retorno mais breve possível com o dentista que a acompanha.

      Estou a disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      Resposta
  • 50. julio cesar ferreira cruz  |  3 de fevereiro de 2014 às 1:11 AM

    Boa Noite Dr. eu ainda não passei por nenhum especialista tenho essa dor no maxilar a muito tempo dores essas , atras do ouvido do lado da boca no pescoço , dores na cabeça e acada dia esta si agravando mais e mais . tem hora q minha boca parece q vai até travar ja´passei até no clinico pensando que eu estava com problema na cabeça só que ele falou q era na ATM .. estou com muitas Dores Dr. me ajuda

    Resposta
    • 51. OCCE  |  13 de fevereiro de 2014 às 3:59 PM

      Boa tarde Júlio César, obrigado pelo contato.

      Júlio, caso você tenha um dentista que o acompanha, o melhor seria marcar uma consulta para que faça uma avaliação e possa orientá-lo melhor e pedir exames para diagnosticar a origem da dor. O que você pode fazer para aliviar até a avaliação seria compressa com água morna na região.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 52. Paulo lopes  |  13 de fevereiro de 2014 às 12:27 AM

    Muito bom

    Resposta
    • 53. OCCE  |  13 de fevereiro de 2014 às 4:02 PM

      Boa tarde Paulo, obrigado pelo contato.

      Espero te-lo ajudado com algumas dicas.

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 54. samyrys  |  13 de fevereiro de 2014 às 1:56 PM

    Olá, já faz seis dias que não consigo dormir ,sinto muita dor,tomei um relaxante muscular que passarão na farmácia,mas não passou aliviou um pouco,não sei o que faço fui ao dentista antes dessas dores intensas a doutora disse que não tinha muito o que fazer,não uso aparelho,gostaria de saber se usando melhoraria as dores que sinto.

    Resposta
    • 55. OCCE  |  13 de fevereiro de 2014 às 4:08 PM

      Boa tarde Samyrys, obrigado pelo contato.

      Se a origem da sua dor for pelo fato de possuir dentes mal posicionados, realizando o tratamento ortodôntico a possibilidade de eliminar a dor é grande. Para isto, deve-se fazer uma boa avaliação com seu dentista que pedirá os exames mais indicados para chegar ao diagnóstico correto da origem da dor (exemplo de exames: rx panorâmico, documentação ortodôntica, tomografia, ressonância).

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 56. Aline Hoffmann Machado  |  22 de fevereiro de 2014 às 1:27 PM

    Olá doutor marcelo tenho uma dor insuportavel do lado direito da face, ja fiz reposição condilar, avanço de mandibula e redução de maxila,usei aparelhos durante quase 5 anos, passei por vários profissionais e traçei uma caminha indecisa por vários profissionais inclusive neurologista,sendo que os exames solicitados estavam normais, devido a persistencia da dor (8) anos, já suspeitaram até de neuralgia do trigemeo onde fiz uso da carbamazepina,mas não tive resultados. fiz a eletroneuromiografia onde não constaram alarações e pelos sintomas segundo o neuro pode ser uma dor neuromifacial.tenho bruxismo, ja usei 7 placas inclusive um gig, porém não obtive resultados. ja fiz uso de varios medicamentos como ibuprofeno, amitripltilina, topiramato, e infelizmente os que que ainda me deram maior resultado foram os miorelaxantes não no sentido de tirar a dor mas de fazer suporta-la. para a diminuição da ansiedade ja passei por terapia de autochecimento etc. gostaria de saber se além do que expus teria algum caminho que ainda não percorri que o senhor poderia me indicar, e um detalhe que acredito que ainda pode ser importante é o fato de mesmo após a cirurgia ortognatica, eu ainda sentir desconforto quanto aposição dos dentes e ter dificuldade em fechar os labios, e a dor que sinto é continua, pulsante e incessante e se irradia para pescoço e ombro porém só no lado direito.minha cidade é muito pequena o que impossibilita o acesso a alguns proffissionais. agradeço desde já por sua atenção e dedicação a para conosco que muitas vezes já estamos esgotados pelo sofrimento da dor. Aline

    Resposta
  • 57. Ana georgia  |  26 de fevereiro de 2014 às 5:13 AM

    ola, eu sofro de Atm a anos, sinto dores horriveis na cabeca,ouvido, costas, pescoco etc… Estou fazendo tratamento com piscologo devido bruxismo meu psicologico e bastante fraco tenho um enorme nivel de estress, eu gostaria d saber se com o tratamento vou voltar a ouvir normalmente? estou com meu ouvidos tapados e isso me atrapalha muito, por favor me deem algumas dicas!

    Resposta
    • 58. OCCE  |  27 de fevereiro de 2014 às 4:56 PM

      Boa tarde Ana, obrigado pelo contato.

      Se a causa da sua “perda de audição” estiver relacionado à ATM, muito provavelmente este desconforto cessará. Em alguns casos existe a compressão dos nervos do ouvido na região da ATM que levam à sensação de perda auditiva, zumbido e dores. É necessário que seja feita uma avaliação pelo dentista e, se este não for especialista em DTM/DOF (Disfunção Temporo Mandibular / Dor Orofacial), encaminhará ao especialista se for o caso.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética

      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 59. Ana georgia  |  1 de março de 2014 às 10:15 PM

    Muito obg Dr Marcelo com sua resposta fiquei bastante tranquila a respeito do meu ouvido, vou continuar com o tratamento para que os resultados sejam os melhores!

    Resposta
  • 60. maria leticia  |  9 de março de 2014 às 6:30 PM

    Dr. Gostaria de saber se esse problema tambem pode ser emocional? A sessacao de ouvido tapado as dores, devido estress?

    Resposta
    • 61. OCCE  |  11 de março de 2014 às 2:26 PM

      Bom dia Maria Letícia. Como havia lhe dito, a sensação de ouvido tapado pode ser por compressão do nervo auditivo na região da ATM, e a dor na ATM pode ser por estresse (emocional). Sendo assim, um problema emocional pode desencadear dores na ATM e no ouvido. É necessário fazer uma avaliação com seu dentista para que este indique o médico ou dentista especialista.

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética

      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 62. Nonato  |  10 de março de 2014 às 11:52 PM

    Olá Dr.
    eu sofro há muito anos com dor na face, inclusive estou fazendo tratamento com especilaista em atm, faço uso diariamente da placa, porém neste momento estou em crise de dor..pergunto esse meu problema tem cura? ou apenas há meios de tirar da crise…Nonato..

    Resposta
    • 63. OCCE  |  11 de março de 2014 às 2:39 PM

      Bom dia Nonato, obrigado pelo contato.

      Se está em tratamento com um especialista, então está no caminho certo! Existem vários fatores que podem desencadear dores na região da ATM. Emocional (estresse), postural (músculos do pescoço “puxam” mandíbula para trás pressionando nervos da região), dentário (mal encaixe entre os dentes posicionam mandíbula de maneira incorreta). Estes são os mais comuns. Para cada caso existe o tratamento indicado e, tratando de maneira correta, a chance de redução ou total eliminação da dor é grande.

      Estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética

      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta
  • 64. Verediana  |  19 de junho de 2014 às 2:17 PM

    Bom dia, adorei as dicas do seu post, mas ja estou sem esperanças no meu caso….há dois anos fui diagnosticada com problemas de ATM, onde meu maxilar travou de uma maneira que não fechava a boca, procurei um dentista ele me indicou usar uma placa por algum tempo e depois necessitaria urgentemente de usar aparelho odontológico mesmo, resumindo há dois anos uso aparelho, meu dentista fala que tenho a mordida super errada onde do lado esquerdo os dentes não se encaixam, mas não vejo resultado e morro de dor, quando me da crises dói tudo, minha cabeça, meus olhos e meu maxilar….não consigo nem falar!!! Minha cabeça explode…o que faço? Desde já muito Obrigada pela atenção!

    Resposta
    • 65. OCCE  |  23 de junho de 2014 às 1:14 AM

      Boa noite Verediana, obrigado pelo contato.

      Vejo que foi orientada por profissionais e de maneira correta. Quando a dor na região da ATM é causada por maloclusão (mal posicionamento dentário), é necessário eliminar a dor através do uso da placa miorrelaxante (placa de mordida) antes da montagem do aparelho fixo para correção dos dentes. Como seu tratamento ortodôntico está em andamento e, o Ortodontista verificou a falta de oclusão (engrenagem) entre os dentes do lado esquerdo, é provável que você não encontre uma posição confortável durante a mastigação e acaba desviando (entortando) a mandíbula. Neste momento, pode ocorrer a compressão de nervos na região próxima ao ouvido pela cabeça da mandíbula, causando zumbido, dores no ouvido podendo se estender nos olhos e lateral da cabeça. Se as dores na ATM for devido a falta de encaixe correto dos dentes, o tratamento ortodôntico é o indicado para eliminar a dor. Pode-se fazer uso de miorrelaxantes (relaxante muscular) para amenizar a dor.
      Um tratamento multidisciplinar em conjunto com Cefaliatra (especialista em dores na cabeça) pode ser o mais indicado. Procure orientação com seu Ortodontista.
      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      OCCE – Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética

      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd. Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico todos os dias das 8h às 22h na unidade Moema com hora marcada
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


OCCE

A OCCE foi idealizada para ser um completo Centro de Atendimento em Odontologia.

Criamos esse blog para aproximarmos mais dos nossos clientes e de todas as pessoas interessadas em nosso objetivo, a promoção da saúde bucal.

Aqui você encontrará artigos, matérias, orientações, respostas as suas dúvidas e comentários importantes.

Nós priorizamos a prevenção odontológica, evitando assim problemas futuros à sua saúde.

Sejam bem-vindos!

A Equipe OCCE

UNIDADE MOEMA
Av Iraí, 79 - Cj. 125A
Tel.: 11 2579-8191 | Cel.: (11) 7739-7184
Estacionamento gratuito por 1 hora, com manobrista e seguro.

UNIDADE JD MARAJOARA
Rua Sócrates, 460
Tel.: 11 5686-8242 | Cel.: (11) 7739-7184
Estacionamento em frente.

Categorias

Posts recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: