TRATAMENTO DENTÁRIO NA GRAVIDEZ

30 de outubro de 2009 at 1:10 AM 7 comentários

gravida1. A má saúde bucal pode interferir na gravidez?
R. Sim. Estudos mostram que existem relações entre doenças gengivais e nascimento de bebês prematuros e/ou com baixo peso.

2. Estou grávida? Posso fazer tratamento dentário?
R. Sim. A melhor decisão é fazer consulta preventiva com o dentista, ou seja, fazer uma avaliação em relação ao estado de saúde dos dentes e gengivas e, caso haja necessidade, realizar o tratamento dentário antes de engravidar.
Caso esteja grávida, informe o seu dentista o quanto antes, pois exames radiográficos (raio-X) e determinados tipos de anestesias e medicamentos devem ser evitados.
Durante a gravidez, o acompanhamento odontológico é muito importante para manter ou resgatar a boa saúde bucal.Consultas com o dentista podem ser realizadas em qualquer fase da gestação, porém, o melhor período é o 2º trimestre (4º ao 6º mês de gestação). Exames radiográficos devem ser evitados no 1º trimestre (1º ao 3º mês gestacional).

3. Quais problemas nos dentes podem ocorrer durante a gravidez?
R. Estudos feitos com gestantes mostraram que a maioria delas tem gengivite causada pelo acúmulo de biofilme dental (placa bacteriana) que fica aderida na superfície dos dentes, causando a inflamação da gengiva. Durante a gestação, há uma intensa alteração dos níveis hormonais. Desta forma, se a mulher já apresentar algum sinal de inflamação gengival, durante a gestação este quadro é agravado.
Na gestação há um aumento dos níveis hormonais de estrógeno e progesterona, a flora bucal (bactérias bucais) se modifica, o metabolismo dos tecidos periodontais (osso e gengiva) se altera e por final, os cuidados com a higiene bucal são reduzidos. Todos estes fatores contribuem para a inflamação gengival. Estes hormônios podem também influenciar no sistema imunológico, contribuindo com o início da gengivite.

4. Qual é o melhor período para a gestante fazer uma consulta odontológica?
R. O melhor período é o segundo trimestre gestacional, no qual a grávida terá um maior conforto para passar por um procedimento odontológico. Porém, atendimento emergencial poderá ser realizado em qualquer fase da gestação. Todo o medicamento deve ser utilizado pela gestante apenas em casos de extrema necessidade, pois qualquer forma de medicação passa pela barreira placentária. No período gestacional, para qualquer medicação administrada, o médico deve ser consultado.

5. Os dentes ficam fracos na gravidez?
R. Não. Além das alterações hormonais que interferem no metabolismo da gengiva, as grávidas acabam ingerindo mais guloseimas. Se houver a presença de placa bacteriana devido a má escovação, o risco de aparecer cárie é maior. Se a gestante tiver uma boa higiene bucal e não houver uma inflamação gengival, mesmo com as alterações hormonais, o risco de aparecer cárie é o mesmo de uma mulher não gestante.

6. A falta de uma dieta alimentar equilibrada na gestação interfere na formação dos dentes da criança?
R. Sim. Durante a gravidez, o bebê em formação consome muitos minerais e vitaminas da mãe. A formação dos dentes e ossos do bebê consome muito cálcio. A fonte deste mineral provém da dieta alimentar da gestante que, se não estiver equilibrada virá dos ossos da mãe.

7. Grávida pode tomar anestesia no tratamento dentário?
R. Sim. O médico obstetra ou o dentista  determinará qual anestésico é o mais indicado. Estudos mostram que, anestésicos com substâncias vasoconstritoras podem induzir à contrações uterinas. Desta forma, anestésicos com vasoconstritores devem ser evitados no 3º trimestre (7º ao 9º mês de gestação) para não induzir a um parto prematuro.

8. Existe acompanhamento pré-natal com dentista?
R. Sim. Assim que sua gravidez for confirmada, seu dentista deverá ser informado para que ele indique um Odontopediatra. Muitas mulheres desconhecem esta necessidade devido ao fato de associarem que a grávida não pode fazer consulta com dentista. O Odontopediatra irá orientar a gestante sobre a importância da amamentação, higiene na erupção dos primeiros dentes do bebê, consultas do bebê com o dentista, uso da chupeta, aplicação de flúor, dentre outras.

Mais informações entre em contato conosco pelo e-mail marcelo@occe.com.br ou faça-nos uma visita!
Conheça a Clínica OCCE, a nossa equipe de profissionais especializados estão prontos para te receber.

 

Logo-OCCE-cor-[txt-acima]OCCE – Odontologia Clínica,
Cirúrgica e Estética
Seu sorriso nossa especialidade
www.occe.wordpress.com

 

UNIDADE MOEMA – ODONTOPEDIATRIA
Tel.: (11) 2579-8191 | Nextel.: (11) 7739-7184
Av. Iraí, 79 – Conj. 125A
Estacionamento gratuito por 1 hora com manobrista e seguro (horário comercial)

UNIDADE JD MARAJOARA
Tel.: (11) 5686-8242 | Nextel.: (11) 7739-7184
Rua Sócrates, 460
Estacionamento em frente.

About these ads

Entry filed under: DICAS, PERGUNTAS E RESPOSTAS. Tags: , , , , , , , , , , .

OCCE PATROCINA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL DOS RECÉM-NASCIDOS

7 Comentários Add your own

  • 1. grace silva moreira  |  25 de julho de 2012 às 12:57 PM

    gestantes podem fazer tratamento de canal?

    Resposta
    • 2. OCCE  |  29 de julho de 2012 às 2:52 AM

      Boa noite Gracie, obrigado pelo contato.

      Bom, na maioria dos casos pode fazer tratamento de canal, desde que tome anestesia sem vasoconstritor no último trimestre, pois este poderia causar contrações uterinas. Procurar evitar exposições ao RX no primeiro trimestre da gestação. Qualquer medicação que for tomar, esta passará para o bebê através do cordão umbilical.

      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Atenciosamente

      Dr. Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)

      Resposta
  • 3. Thais  |  3 de outubro de 2012 às 12:31 AM

    Boa noite, estou gravida de 31 semanas e estou sentindo muita dor de dente, preciso fazer no dente um tratamento de canal. fui no dentista ele disse q era perigoso anestesia pq podia induzir o parto, e rx poderia atingir o bebe. mas fui na obstetra no da emegencia do hospital q to fazendo o pre-natal e a medica la disse q eu podia fazer tudo, q podia tomar remedio, nao sei o q fasso. se realmente posso ou nao!

    Resposta
    • 4. OCCE  |  3 de outubro de 2012 às 12:56 PM

      Bom dia Thaís, obrigado pelo contato.

      Bem, você entrou no 8 mês. Em relação à anestesia, pode tomar desde que seja sem vasoconstritor, pois este pode induzir à contrações uterinas. Em relação ao RX odontológico não existem relatos de que este tenha causado má formações no bebê, desde que se faça uso do avental de chumbo e do colete cervical de chumbo. Quanto aos medicamentos, todos eles passam para o feto através do cordão umbilical; pode fazer uso de medicamentos desde que o Obstetra seja consultado previamente.

      Quanto ao tratamento de canal, hoje em dia existem equipamentos que dão condições ao Endodontista de realizar um tratamento com excelência, mesmo sem o RX.

      Espero te-la orientado da melhor forma possível. Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Atenciosamente

      Dr. Marcelo Fugimoto (CROSP 67353)
      OCCE Odontologia Clínica, Cirúrgica e Estética
      11-7739-7184

      Resposta
  • 5. Silvana Cavallari  |  26 de fevereiro de 2013 às 1:34 PM

    Estou Gravida de 6 meses, fui ao meu Dentista e ele disse que tenho que arrancar o Siso, aí surgiu a dúvida posso fazer isso ou terei que aguardar até o parto?

    Resposta
  • 6. marlene  |  19 de dezembro de 2013 às 6:53 PM

    Tenho problema na gengiva o dentista disse que nao tem cura e preciso ter um boa escovacao para envitar que bacterias entre ,preciso facer. 4 girurgia posso fazer gravida . Essa doenca pode afeta a crianca

    Resposta
    • 7. OCCE  |  20 de dezembro de 2013 às 9:18 AM

      Bom dia Marlene, tudo bem? Obrigado pelo contato.

      Durante o período de gestação ocorre algumas alterações na região da boca. Dentre elas, a gengiva fica um pouco mais flácida (“frouxa”) dando chance para que, bactérias presentes na boca devido uma escovação deficiente possam cair na circulação sanguínea. Se isso ocorrer, aumenta a probabilidade do bebê nascer com baixo peso, e até levar ao parto prematuro.

      Em relação ao procedimento cirúrgico, durante a gestação é indicado evitar anestesia com vasoconstritor (substância que pode elevar a pressão sanguinea e induzir a contração uterina), evitar exposição ao RX, e toda medicação que a gestante ingerir, esta passa para o bebê através do cordão umbilical.

      O melhor é se orientar com o seu médico Obstetra e com o dentista Periodontista.

      Espero que tenha esclarecido. Estou à disposição.

      Boas festas!

      Atenciosamente

      Dr Marcelo Fugimoto

      Occe – Odontologia, Clínica, Cirúrgica e Estética
      Unidade Moema – Av. Iraí, 79 conj. 125-A
      11-2579-8191
      Unidade Jd Marajoara – R. Sócrates, 460
      11-5686-8242
      Pronto socorro odontológico das 8h às 22h todos os dias na unidade Moema
      11-7739-7184 (Nextel)

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


OCCE

A OCCE foi idealizada para ser um completo Centro de Atendimento em Odontologia.

Criamos esse blog para aproximarmos mais dos nossos clientes e de todas as pessoas interessadas em nosso objetivo, a promoção da saúde bucal.

Aqui você encontrará artigos, matérias, orientações, respostas as suas dúvidas e comentários importantes.

Nós priorizamos a prevenção odontológica, evitando assim problemas futuros à sua saúde.

Sejam bem-vindos!

A Equipe OCCE

UNIDADE MOEMA
Av Iraí, 79 - Cj. 125A
Tel.: 11 2579-8191 | Cel.: (11) 7739-7184
Estacionamento gratuito por 1 hora, com manobrista e seguro.

UNIDADE JD MARAJOARA
Rua Sócrates, 460
Tel.: 11 5686-8242 | Cel.: (11) 7739-7184
Estacionamento em frente.

Categorias

Posts recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: